dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    

A leguminosa Gliricídia, originária da América Central, apresenta muitas vantagens para o criador de gado. Pesquisas realizadas na Embrapa Tabuleiros Costeiros constataram que ela fixa o nitrogênio do solo, possui folhas com alto teor de proteína, tem boa aceitabilidade como alimento para o gado; seja consorciada com a pastagem, como feno e silagem, além de servir de estaca para cerca. Sendo plantada em um sistema integrado denominado Lavoura/Pecuária/Floresta significa mais verde e fauna para o pasto.  É próprio para o produtor consciente que desejar aumentar o lucro e se preocupa com o meio ambiente.

A capacidade da Gliricídia em fixar o nitrogênio  do solo ajuda a reduzir os pesados custos com a uréia na adubação do capim  e também, da lavoura, visto que ela  pode ser plantada consorciada com o feijão ou milho, por exemplo.

Essa leguminosa é muito prática. Ela se  reproduz através de semente ou de estacas. Basta uma estaca em uma cova e forma-se uma nova planta e, sem demora, está cheia de folhas comestíveis para o gado. Daí, atribuí-se a planta mais uma vantagem. Ela serve também de cerca viva que significa economia na custosa estrutura de contenção do gado no pasto. Somando a isso, ela fornece sombra para os animais, diminuindo o estresse.

Um ponto importante nessa leguminosa é a quantidade proteínas nas suas folhas, em torno de 25% . É muito mais proteína que o capim, que gira em torno de 10%. É importante ressaltar que alimentar o gado somente com Gliricídia não é aconselhável, pois pode levar o animal a ter problemas, como o Timpanismo.

Foram pesquisadas várias formas de cultivo de gliricídia. Uma delas é o de alamedas, junto com o pasto e o milho ou feijão, por exemplo. O produtor vai economizar em fertilizante, pois a Gliricídia nitrogena o solo economizando na quantidade aplicada de uréia no plantio consorciado. No sistema de Alamedas, o ideal é o espaçamento de quatro por dois metros, onde o gado pode passar com facilidade.

O produtor pode optar pelo plantio adensado, se quiser alimentar os animais com Gliricídia como forragem, feno e silagem ou até  usar suas folhas e ramos  como adubo verde. Nesse caso, não é possível o pastejo, pois não há espaço para o gado transitar. Mas é muito produtivo pois é possível corte a cada 70 dias na estação chuvosa e a cada 120 dias, na estação seca. Um hectare pode produzir em torno de 20 toneladas de folhas comestíveis para o gado, em cada corte. Como podem haver quatro cortes por ano, são oitenta toneladas anuais por hectare.

O produtor ainda pode cultivar a Gliricídia, para produção de forragem, adensada dentro de coqueirais, melhorando também, a matéria orgânica do solo e fornecendo nitrogênio para os coqueiros.

Uma outra forma aconselhável no plantio da Gliricídia é a formação do banco de proteína. O produtor pode plantar a leguminosa com densidade menor onde os animais são colocados para comer as folhas da Gliricídia uma hora pela manhã e outra hora pela tarde e no tempo restante, o gado come outro tipo de pasto. Esse processo é recomendado para vacas de leite onde o manejo dos animais é mais constante.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Edimará Souza
23/08/2010 12:18:12
Onde encontro sementes de gliricÝdia para comprar no Paranß? Posso plantar pr¾ximo Ós cercas, em pastagem jß implantada e em inÝcio de degradaþÒo? Gostaria de ter no pasto, para alimento, em pastejo rotacionado (ciclo mÚdio de 30 dias).

IpêTerras
09/07/2011 20:36:45
Edimarß Souza,

VocÛ consegue comprar tais sementes na ONG IpÛTerras, pelo telefone: 74 9121-0776, pelo e-mail: ongipeterras@yahoo.com.br ou pelo site: www.ipeterras.org.br

Espero ter colaborado

Nailson
28/12/2011 08:36:18
Onde encontro sementes de gliricÝdia para comprar em Goias?

Patricia Menossi
08/03/2014 13:52:10
Onde compro sementes de gliricidia em Sao Paulo?

Ingeborg Angelica Schleich Buosi
28/07/2014 14:37:28
Onde posso encontrar sementes de gliricidia na região de Ribeirão Preto?

Marcos
16/09/2014 20:30:57
É melhor e mais rápido plantar a gliricídia por estacas e não por sementes.

Paulo roberto oliveira santos
17/07/2015 15:34:09
Ola onde posso adquiri sementes de gliricidia

erivaldo ferreira da silva junior
21/07/2015 18:00:37
COMO FAÇO PRA ADQUIRI A SEMENTE OU A ESTACA

Roberto
17/12/2015 12:02:49
Bom dia pessoal,

disponho da sementes da planta caso aluem tenha interesse (71) 99675-8825

ROBERTO
17/11/2016 08:40:47
bom dia pessoal =, possuo sementes de gliricidia entrego em todo brasil.
(71) 99129-0032

Para comentar
esta matéria
clique aqui
10 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Agropecuária
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada